Nesse texto vamos entender de que forma a estratégia dos 8P’s podem ser aplicadas em consultórios, clínicas e outros negócios da área da saúde para a garantir bons resultados para você médico e empreendedor.
1. Produto ou serviço
O Produto é o que se oferece em troca de um preço. Na área médica o produto pode ser entendido como o serviço prestado pela clínica ou consultório.
Por se tratar de um serviço, as características são intangíveis e estarão mais ligadas à experiência que o seu paciente tem do momento em que entra em contato com a recepcionista, passando pela prescrição até o resultado final proporcionado pelo tratamento, que muitas das vezes ocorre bem longe da clínica. Ou seja, o paciente que procura um consultório ou clínica não está em busca de algo físico, como um tênis ou uma camisa, mas sim do que a experiência que ele passou trouxe de resultados em termos de conforto, bem estar e melhoria da condição física.
Sendo assim é essencial fazer com que a experiência deste paciente através da jornada em busca do resultado do tratamento seja a mais confortável, tranquila e eficiente possível. Fazendo com que a percepção do tratamento seja mais positiva garantindo a fidelização deste paciente e até mesmo a recomendação do seu serviço para as pessoas do meio em que convive.
2. Praça
Este P pode ser entendido como todas as características relativas ao local e estrutura da sua clínica ou consultório, seja na facilidade do acesso, na limpeza do ambiente até as condições das instalações. A percepção desses fatores influenciam de forma direta o paciente, caracterizando uma experiência como positiva ou negativa. Além disso na saúde existe uma série de normas, procedimentos e regulações da ANVISA, Conama e Ministério da Saúde com relação a fatores estruturais e ambientais que devem ser sempre levados em consideração tornando o P da Praça um dos pontos mais importantes para avaliação e manutenção na gestão de clínicas e consultórios.
3. Preço
Dos oito P’s sem dúvida o Preço é o mais importante pois é o que traz retorno direto aos seu serviço. É dele que você recebe a “materialização” do seu serviço. Crie a disciplina de rever periodicamente o preço do seu produto. Durante a construção das estratégias de marketing, sempre devemos entrar na estrutura de custos, pois estes variam frequentemente. Revisar a precificação é primordial para estar sempre com o preço de mercado em dia, sem deixar de cobrir seus custos e explorar suas margens.
4. Promoção
Como costumam dizer “Quem não é visto não é lembrado” e é justamente disso que se trata a Promoção dentro da estratégia de marketing.
Não basta contar com o tradicional marketing boca-a-boca dos pacientes, o médico, atualmente, seja com consultório próprio ou através de uma clínica, pode se promover de diversas formas. Tire proveito da tecnologia através dela nasceram os mais variados meios nos quais é possível fazer seu nome ou marca se destacarem, e de forma relativamente barata.
Seja no desenvolvimento do seu site, nas redes sociais ou na manutenção de um blog, o marketing digital veio para ficar! Hoje em dia os pacientes antes de procurar um especialista vão direto ao “Dr. Google” e este deve se tornar o seu maior aliado. Por isso, procure se atualizar com relação a técnicas de SEO e Inbound Marketing que são estratégias excelentes para sua promoção. Através da geração de conteúdo de qualidade sobre a sua especialidade e da divulgação deles pelos meios digitais você garante que estará sempre bem posicionado e com uma boa presença on-line, para que quando o paciente fizer uma busca na internet sobre a sua especialidade ele encontre justamente seu nome atrelado a este assunto.
5. Processo
O P do Processo em serviços é essencial pois é através das definições de processos bem estruturados que a sua fila de espera ‘anda’, que os procedimentos e pagamentos são respeitados, que as consultas são mais eficientes, que a agenda e as marcações são bem organizadas e que o tempo é otimizado. Procure investir em um bom software de gestão para sua clínica ou consultório existem diversas opções no mercado, veja qual melhor se adapta a sua rotina e traz mais funcionalidades inerentes aos seu modelo de negócio, isso vai facilitar o controle e organizar seus processos economizando tempo e dinheiro.
6. Produtividade e qualidade
Produzir com qualidade e menos tempo é essencial para qualquer negócio, na saúde não é diferente, atender mais pacientes garante que você obtenha mais retorno financeiro, porém produzir mais não quer dizer ser apressado e sim ser eficiente, garantindo que a sua consulta está sendo bem avaliada pelo paciente. Lembre do P de produto e busque proporcionar a melhor experiência para seu paciente para que ele seja fidelizado. Busque o equilíbrio entre atender a maior quantidade de pacientes da melhor forma possível, com isso, você garante a satisfação dele e se promove através de um bom serviço.
7. Pessoas
Na saúde o lado humano é que faz o diferencial. Geralmente seu paciente está fragilizado e quer se sentir confortado, bem recebido e com a devida atenção e somente as Pessoas podem oferecer esse tipo de tratamento. Além de contratar funcionários eficientes e que produzam bastante, busque também e pessoas que saibam atender bem para compor sua equipe, pessoas que demonstram carinho e atenção em gestos, isso com certeza fará um diferencial no seu negócio que será percebido e valorizado de imediato pelos seus pacientes.
8. Pacote
O pacote pode ser entendido como o embrulho do seu serviço, ou seja, a forma que você apresenta e o expõe aos seus pacientes. Como falamos anteriormente, na saúde, o serviço é intangível, é o fruto da experiência que seu paciente passa no atendimento e uma forma de tangibilizar essa experiência é através de uma identidade visual bem estruturada. O seu paciente deve perceber que você tem uma unidade no que oferece, seja olhando para logomarca na porta de entrada, ou nas cores presentes no ambiente, num folheto presente no balcão, no cartão de contato que você entrega ou na receita com as informações e medicamentos do tratamento que você está indicando, tudo isso faz com que todo o atendimento seja mais palpável e de certa forma memorável, garantindo não só o reconhecimento da sua marca ou nome como também o reforço da sua imagem diante dos seus concorrentes. Por isso busque desenvolver uma identidade visual coerente com o que oferece e que reforce a sua imagem e explore ela de todas as formas possíveis.
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